domingo, 21 de junho de 2009

Sacar os melhores vídeos

Em seguimento do tópico anterior gostava de falar dos tipos de ficheiros de vídeos que se devem sacar. Quando se chega a um site de torrent's e se introduz o nome do filme que se pretendemos que considerar não apenas o nome do filme mas também as indicações que vêm nesse nome. Os ficheiros de torrent especificam no nome normalmente: nome do filme.origem do vídeo. resolução. Riper que fez o ficheiro. extensão do ficheiro.
Analisemos por partes. O nome do filme não vale a pena explicar, é aquilo que pretendemos sacar.

A origem é o mais importante, os melhores vídeos são os dvdrip, que são uma compressão directa de um disco de dvd. Existem também os dvdscrener (dvdscrn) que são ripagem de dvd's de testes e para prémios, muitos têm boa qualidade, mas muitas vezes têm marca de água ou letras da produção ou ficam por momentos a preto e branco.
Outros são os R5 cujo vídeo é dvdrip, mas o som é telescrn, o que faz com que muitas vezes tenham som de má qualidade.
Finalmente existem os telescrener (telescrn) que são filmagens dos filmes em cinema e por causa da má qualidade das câmaras, da posição e da falta de luz são a maior parte das vezes de péssima qualidade.
A resolução é um dado menor e nos dvdrip ronda geralmente os 16:9.

O riper que fez o ficheiro é um dado importante. Certos grupos de ripers como axxo ou fxg fazem sempre bons vídeos e existem muitos crackers a colocar ficheiros com virús que aparentemente são destas versões. Felizmente a maior parte dos sites de torrents já têm comentários dos downloaders, que depois de sacarem os ficheiros referem se são verdadeiros ou falsos e qual a qualidade.

As extensões são conjuntos de três digitos que especificam o grupo de codec's a que pertence o ficheiro. Eu recomendo .avi e .mkv. Normalmente estes vídeos são de boa qualidade, mas tudo depende dos factores anteriormente referidos.

Seguindo estas sugestões detectam-se os vídeos de qualidade. Outra sugestão é que os vídeos logo após a estreia em cinema têm pouca qualidade, salvo algumas excepções, por vezes aparecem dvdscren e R5 antes da saída para dvd com qualidade, mas isto não é a regra. Eu prefiro que esperar pela saída em dvd para sacar o ripado.

Deixo como sugestão final o site de torrents supperfundo, que só tem torrents de qualidade dvdrip. Bons sacansos.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Download - torrent's

Existem várias formas de partilhar ficheiros através da internet. Uma das mais populares é através do protocolo de torrent's pela sua simplicidade e rapidez de download.
Um torrent é um pequeno ficheiro que através de um programa liga vários computadores que partilham o mesmo ficheiro em download, começando a partilhar desde o momento em que inicia o torrent.
Quem partilha (uploaders) são designados seeder's. Se ainda não estiverem a partilhar ficheiros completos são desnigados como leechers. A única forma de obtermos o ficheiro total é tendo pelo menos um seeder a partilhar esse ficheiro completo.

O programa que recomendo é o utorrent, que é o mais simples, mais leve e fácil de usar. Uma vez o programa instalado basta executar o ficheiro de torrent que o programa abre e se tiver seed's começa a sacar. Na abertura do ficheiro podemos especificar aonde é que queremos guardar o ficheiro no disco. Quanto as restantes funcionalidades do utorrent, basta ir experimentando, é muito simples e intuitivo.

Outro programa é o Azureus ou Vuse, tem muitas mais funcionalidades, uma das quais é permitir a pesquisa de torrent's, no entanto precisa da fonte Java para funcionar e usa muita muito mais RAM e processador que o utorrent.

Para arranjar os torrent's existem montes de sites específicos, recomendo o isohunt, o mininova. Existem também sites que são compilações de sites de torrent's, sendo a quantidade torrent's ainda maior nestes, como o torrentz e o torrentscan. É uma questão de procurar a no google. Para séries de TV americanas recomendo o EzTv e para tráfego nacional recomendo o BTNext (precisa-se de convite e programa próprio para usar e tem regras próprias, mas há quem não queira outra coisa).

Agora é uma questão de se procurar o que se quer e por os torrent's a rolar.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cenas novas - Reproduzir video e audio

Como eu faço o que me apetece neste blogue, gostaria de falar de um obbie meu, a busca e visualização de vídeo.
Falarei primeiro da visualização. Vou colocar isto em termos simples para qualquer amador perceber e reproduzir facilmente os seus vídeos.
Existem dezenas de formatos de vídeo na Internet (dvd, divx, mkv, rmvb,), e cada uma precisa de um codec específico para funcionar no player.
O player é o programa que reproduz o vídeo o o som dos ficheiros. O player que vem com o windows é o windows media player (WMP), que como já devem ter reparado reproduz pouca coisa.

São necessários instalar então os codec's. Antigamente era necessário instalar cada codec individualmente. Felizmente hoje já há pacotes de codec's para tudo (video, som, legendas).
Para quem gostar de usar o WMP recomendo o pacote de codec's K-lite. Uma vez instalado os codec's arrancam juntamente quando se arranca o player e funcionam. Os codec's também têm opções de configuração, mas para uma reprodução imediata e para alguém com poucos conhecimentos é preferível não mexer.

Outro método é usar um player com montes de codec's já imcorporados. Assim evita-se a necessidade de ter que arrancar player e codec's, limitando-se a acção a uma aplicação.
Para isto recomendo os player VLC player e KMP player. Estes dois reproduzem básicamente tudo, tendo o primeiro o melhor pacote de codec's mas o segundo uma melhor e muito mais apelativa interface.

Para a reprodução de legendas é necessário o ficheiro de legenda. Conhecidas como soft-subs são pequenos ficheiros que quando colocados na mesma pasta e com o mesmo nome que o ficheiro de vídeo os codec's associam automaticamente ao vídeo. Para legendas em português recomendo os sites legendas.tv e legendasdivx.com.
Aqui procuram-se as legendas (convém que sejam específicas para o nosso ficheiro, isso vê-se no nome do filme, normalmente à frente tem uma sigla de designa quem o ripou, ex: axxo, fxg, diamond, klaxxon; a legenda deve ser para a mesma sigla). Para reproduzir basta ver se os nomes estão iguais e abrir o vídeo, há que ter em atenção que as extensões devem permanecer as originais, o nome do ficheiro vai até ao ultimo ponto antes das três ultimas letras, essas não devem ser alteradas (no caso do video será por ex: .avi e na legenda .srt, estas designações devem ficar quando se muda o nome, caso estejam visiveis. Em muitos windows estão ocultas e aí pode-se mudar o nome à vontade).

Como sacar vídeos será outro tópico.
Outros links:
KMP - http://www.baixaki.com.br/download/the-kmplayer.htm
K-lite - http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm
VLC - http://www.baixaki.com.br/download/vlc-media-player.htm

Continuação de uma boa tarde