O Magalhães, computador português (ou digamos que de montagem portuguesa para ser mais específico) com o intuito de trazer ás crianças a sabedoria da tecnologia digital é visto por muitos como um mero golpe publicitário e uma forma de direccionar fundos públicos para um grupo privado (JP Sá Couto). Sem querer discordar destas opiniões (muito provavelmente correctas) tenho a função do Magalhães como um pouco mais obscura.
Por muito ignorante que o povo seja, por muita falta de cultura e de espírito crítico que apresente uma vez apresentados os problemas globais da sociedade à sua frente, existe a hipótese de as pessoas se revoltarem e procurarem modificar o funcionamento social. Ora, a capacidade de atenção de um humano é bastante reduzida e a de um humano português ainda mais pelo que se prende facilmente com reality-shows, futebol, notícias sensacionalistas, etc. Mesmo assim os media fazem destacar estes problemas que os órgãos governantes tanto querem reprimir e visto a censura ser ilegal (pelo menos de modo explicito) procuram direccionar as mentes portugueso-humanas para estes outros assuntos não tão problemáticos e ainda ganhar um trocos com o processo procurando justificar as despesas públicas.
No caso do Magalhães o problema é a má qualidade e gestão do ensino português e o pequeno computador procura distrair o público para os problemas que acarreta, pois se o computador não tivesse defeitos não seria notícia, seria apenas novidade.
E a verdade é que o ensino contínua péssimo e o país de gente ignorante que pouco se manifesta assim continuará a ser nas gerações futuras, pois a ignorância apenas pode ser combatida através da educação das massas.
Vejo portante o conceito do Magalhães como um atraso para evolução da população do país enquanto indivíduos capazes e sejamos francos o problema não está na máquina mas sim no utilizador. a criança deve aprender com qualidade, não com quantidade...
18 anos
Há 3 anos
concordo plenamente!
ResponderEliminaracho um exagero muito grande que criança já tenham computador e acesso à internet....
para mim cho que esta promoção de portáteis só seviam acontecem no secundário
porque eu li textos de miúdos que andam no oitavo erros e é só erros atrás de erros
por isso, a única coisa que vejo é geração que mal sabe escrever, ler um livro, e pior, conviver!